sexta-feira, 4 de abril de 2008

MONOGRAFIA MARIANE FELIPE BITTENCOURT

-8">






























X-MEN, O FILME











FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA

ESCOLA TÉCNICA REPÚBLICA

CURSO TÉCNICO EM MODA








cinema:

X-Men, O Filme









por

Mariane Felipe Bittencourt









Projeto Final apresentado a Profª Laila Cerqueira como parte da avaliação final do Curso Técnico em Moda da Faetec.









Abril de 2008

SUMÁRIO

Apresentação do Tema.....................................................................................................................04

Histórico do Tema...........................................................................................................................06

X-Men na Moda...............................................................................................................................08

Justificativa......................................................................................................................................09

Conclusão.........................................................................................................................................10

Anexos.............................................................................................................................................11

Referências Bibliográficas...............................................................................................................14



APRESENTAÇÃO DO TEMA

X-Men, O Filme é um filme dos Estados Unidos que foi dirigido por Bryan Singer. Teve sua estréia em meados de 2000.

Ele começa mostrando na Segunda Guerra Mundial um campo de concentração na Polônia. Por ser de origem judia a família de um menino chamado Eric Magnus é levada para esse campo de concentração. Ele também é levado para esse lugar e é separado dos pais. Ele é um mutante. Seus poderes despertam e ele entorta o portão do campo de concentração. O menino ficará conhecido como Magneto e será o vilão da história.

O filme conta a história de dois mutantes que se conhecem por acaso, Wolverine e Vampira, sofrem um acidente e são atacados por um outro mutante conhecido como Dentes-de-Sabre. Esse mutante é um dos capangas de Magneto. Nesse momento aparecem mais dois mutantes, são Tempestade e Ciclope. Eles salvam Wolverine e Vampira e os levam à Escola Xavier Para Jovens Superdotados, uma escola para mutantes. A médica telepata Jean Grey estuda a mutação de Wolverine e o metal que foi posto no seu corpo. É o Adamantium, metal mais resistente da Terra. Wolverine foi cobaia de uma experiência, mas não se lembra disso e nem de nada sobre seu passado.

Enquanto isso, o senador Kelly, que é contra os mutantes, é seqüestrado pelo grupo de Magneto e ele transforma o senador em mutante com uma máquina que ele criou. Magneto pretende transformar toda a humanidade em mutante, para isso a máquina precisa usar seus poderes, o que é perigoso, pois ele pode morrer. Então, ele, conhecendo os poderes de Vampira (ela consegue “roubar” a força vital dos humanos e o poder dos mutantes) a seqüestra para passar seus poderes para ela e colocá-la em seu lugar. Mas os pupilos do Professor Xavier conseguem salvá-la e impedir que os planos de Magneto se concretizem. Magneto é preso em uma cela de vidro e plástico sem um único tipo de metal e Vampira e os outros voltam para a escola de mutantes. Wolverine quer saber sobre seu passado. Ele sai para procurar respostas.

X-Men é um filme rico em efeitos especiais, os personagens tem uniformes bem feitos e que combinam com a personalidade e o poder de cada um. O filme é uma adaptação de quadrinhos de heróis já conhecidos e adorados no mundo inteiro e reúne ótimos atores em seu elenco.

Os X-Men não foram criados só para divertir os seus leitores, eles têm sua história voltada para questões políticas e sociais, como racismo, preconceito e a exclusão de minorias e de pessoas que não fazem parte da elite da sociedade. Tudo isso fica subentendido nas histórias contadas. Os mutantes são temidos e mal vistos pelas pessoas comuns da sociedade somente por serem mutantes.













HISTÓRICO DO TEMA

X-Men, O Filme foi adaptado dos quadrinhos criados por Stan Lee e Jack Kirby. A primeira revista foi publicada nos Estados Unidos em setembro de 1963 pela editora Marvel Comics.

Os X-Men são mutantes, humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade. As pessoas comuns têm medo e desconfiança dos mutantes, que são vistos pelos cientistas em geral como o novo degrau da evolução humana. Muitos os consideram uma ameaça à própria sociedade humana.

Os mutantes bons não conseguem provar que os mutantes podem viver em paz com as pessoas comuns da sociedade por existir mutantes que só querem acabar com a sociedade não-mutante.

Para combater os mutantes malignos e para que exista uma convivência pacífica entre as duas raças, um mutante com poderes psíquicos chamado Charles Xavier fundou uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los para que continuem a ser “mutantes do bem” e que vivam em paz com os humanos normais. Ocultando sua real intenção do restante do mundo sob a fachada do Instituto Xavier Para Jovens Super-Dotados, Charles deu início ao seu sonho.

As histórias dos X-Men contam com personagens de diversas etnias sendo, talvez, a revista em quadrinhos mais multicultural já publicada pela Marvel. Personagens representando várias outras etnias e cenários culturais foram adicionados. A história desses mutantes foi construída visando questões sociopolíticas. Os mutantes são vistos freqüentemente como uma metáfora para minorias étnicas ou qualquer outro grupo oprimido.

Além do filme X-Men, O Filme e de suas duas continuações, a revista X-Men também rendeu desenhos animados de televisão.

Em 1989, a Marvel Productions produziu um episódio-piloto de X-Men para a NBC. A série não continuou, mas o episódio foi lançado recentemente em DVD. Em 1992 a Fox Network lançou uma série animada dos X-Men. A série foi um sucesso extraordinário, tornando-se um dos desenhos mais vistos na história da televisão e ajudando a aumentar a popularidade dos X-Men. Ela durou cinco temporadas e terminou em 1997. Recentemente voltou a ser apresentada pela Fox, por vários meses após o lançamento do primeiro filme. Em 2000 a Warner Brothers Network lançou X-Men: Evolution que mostrou os X-Men como adolescentes freqüentando o colegial, além do Instituto Xavier. A série terminou em 2003 após quatro anos de temporadas. Hoje a série passa no SBT.

A primeira tentativa de fazer uma versão cinematográfica de X-Men foi no final da década de 1980, junto com os filmes Homem-Aranha e Hulk. O diretor James Cameron, de Alien e O Exterminador do Futuro, estava cotado para dirigí-los, mas isso acabou não acontecendo. Em 1996, a Fox produziu um filme para televisão baseado na série mutante Geração X.

A adaptação cinematográfica dos quadrinhos X-Men, O Filme foi lançado pela 20th Century Fox e foi dirigida por Bryan Singer. O filme, juntamente com Blade e Homem-Aranha foi aprovado pelos fãs e pela crítica, o que incentivou o renascimento dos filmes baseados em super-heróis.













X-MEN NA MODA

Os uniformes dos X-Men foram criados por Louise Mingenbach e Bob Ringwood e combinam com o poder de cada mutante e com seu jeito de ser, tanto no filme, quanto na revista.

O tecido das revistas é emborrachado, colorido, com cintos grossos e alguns até máscaras. Eles não usam máscaras no filme, os uniformes são pretos e feitos de couro.

A mutante Tempestade usa uma capa brilhosa e Ciclope um óculos vermelho. Ela é capaz de lançar raios e trovões e Wolverine têm suas garras. Tudo isso são formas que podem aparecer na coleção, que terá brilho e contrastes de preto e branco.

As cores amarelo, vermelho, verde e azul são as mais usadas nas revistas e serão, também, cores que aparecerão na coleção.

As escamas azuis do corpo da Mística e seus olhos amarelos são referências para estampas e beneficiamentos.





















JUSTIFICATIVA

No filme eles tinham roupas feitas de couro e eram pretas. Na revista tiveram diferentes uniformes, mas quase sempre coloridos. Os heróis de desenhos precisam ter roupas coloridas para chamar a atenção dos leitores, principalmente crianças. Já o filme tenta passar uma imagem séria, para adultos, por isso a diferença de cores e tecidos.

A coleção mostrará roupas inspiradas nos mutantes e nos poderes deles. Por isso, terá brilho e cores, formas e efeitos que apresentem características dos personagens.

Os acessórios, como capas, óculos, luvas, etc, estão presentes no filme e na revista. Elas serão peças importantes para a coleção.

As roupas serão feitas de tecidos pesados e leves, coloridos e preto e branco para mostrar esse contraste entre a revista e o filme.

Serão usadas as cores vermelho, amarelo, verde e azul, além do preto e branco que para dar um aspecto chamativo de desenho.

Será feita uma releitura na roupa dos mutantes e serão misturadas as características dos mesmos.

















CONCLUSÃO

O filme é uma adaptação de histórias em quadrinhos dos heróis mutantes. Eles levam uma vida conturbada em relação ao resto dos humanos e foram criados para criticar o preconceito às minorias.

As revistas dos mutantes mostram uma grande diversidade de etnias, crenças e religiões. E ensina as pessoas a não terem preconceito quanto às diferenças. Então, ficará também voltada a coleção ao público “mutante”, ou seja, o público que é mal visto só por puro preconceito de certas pessoas da sociedade.

São pessoas com poderes especiais, por isso, foram usados muitos efeitos no filme. As roupas usadas no filme são diferentes das usadas nas revistas. Com certeza as usadas nas revistas são de aspecto conceitual, mas algumas roupas do filme podem ser comerciais.

Por isso, a coleção não terá só aspecto conceitual, terá, também, roupas comerciais.

Será voltada para o público que gosta de quadrinhos, animação e ação. Por isso, serão voltadas aos jovens.

















ANEXOS


Os X-Men nos quadrinhos e no cinema:












Vampira













Wolverine













Magneto














Tempestade













Mística















Jean Grey
















Ciclope
















Professor Charles Xavier







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


  • Filme:

X-Men, O Filme


  • Internet:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/X-Men

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Magneto

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Professor_X

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Vampira_%28Marvel_Comics%29

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Wolverine

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Grey

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempestade_%28Marvel_Comics%29

  • http://www.cinemacafri.com/filme.jsp?id=153

  • http://www.website.com.br/notaspro/npxmen.htm


Figuras:

Google Imagens:

  • http://cybercrafty.multiply.com/journal?&=&page_start=20

  • http://www.devir.com.br/index_news.php?id_texto=1163

  • http://www.chancedizzle.com/phone/XMenWolverine21.jpg

  • http://antigravidade.wordpress.com/2007/10/22/wolverine-personagem-tera-irmao-no-filme/

  • http://www.legal.adv.br/?p=46

  • http://www.snk-neofighters.com/forum/lofiversion/index.php?t34864.html

  • http://meninoseuvi.blogspot.com/

  • http://www.kboing.com.br/papeldeparede/m_papeldeparede.php?papel=6990X_Men

  • http://philipinas.blogspot.com/2006_05_01_archive.html

  • http://www.meupapeldeparedegratis.com.br/comics/pages/storm-from-x-men.asp

  • http://xmen.publispain.com/personajes.htm

  • http://www.marvelvc.com.br/X-Men/HQ_Professor_X.htm

Nenhum comentário: